quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Voz sobre IP (VOIP)

Um sistema único de comunicação de dados, que suporta as comunicações de voz das empresas, há muito que se afigura como a melhor solução para pequenas e médias empresas.
VOIP é um termo genérico para usar redes de dados IP, como a internet, para transmitir tráfego de voz. Convém aqui distinguir entre soluções VOIP e soluções de telefone IP.
Telefones IP, usam uma rede IP privada, ou intranet para chamadas de voz, diferenciando-se da solução VOIP na necessidade de estarem garantidas algumas condições relativas á infra-estrutura de intranet existente, para garantir o sucesso na adopção desta tecnologia. O conceito básico por detrás de uma solução de telefone remoto é que o serviço é fornecido e gerido, por outra entidade em beneficio da empresa em causa, oferecendo melhores condições financeiras e operacionais que as soluções tradicionais de VOIP. Apresentam menor investimento em infra-estrutura e custos com pessoal.
A seguir analisa-se a solução VOIP, apresentando a solução em si, quais as vantagens e modos de implementação desta solução.


O sistema tradicional de chamadas de voz


Num mercado onde operam diversas empresas que fornecem soluções de voz, tradicionais, pode ser um problema difícil de gerir, quando em diferentes localizações se contratam diferentes operadores, ficando-se dependente destas empresas até para a mais pequena mudança administrativa.


O modelo VOIP


Internet, e-mail, call centers, telemóveis (PDA´s), voice mail, CRM (Customer Relationship Management), … com tanta diversificação de comunicações algumas empresas estão a concentrar as comunicações, mudando para o Voice Over Internet Protocol (VOIP). Migrar para uma única rede de comunicação de dados, têm grandes vantagens a nível de custos. A convergência destas tecnologias numa única rede, implica uma maior facilidade de administração e abertura do sistema a diferentes soluções.
Hoje em dia as aplicações VOIP caracterizam-se por redireccionamento de chamadas, CRM´s, integração de dados, interfaces Web para gerir todo o sistema e sofisticadas capacidades de videoconferência. A necessidade estratégica de muitas empresas de aplicações Web, devido á globalização, vai obrigar muitas empresas a mudar para VOIP.


Razões para mudar para VOIP;


1. Redução de custos, chamadas de longa distancia mais baratas, gestão e manutenção de uma única rede de dados, com baixos custos de entrada
2. Integração, Para além de poupar dinheiro, a integração de voz e dados aumenta a produtividade. VOIP integra telefone, correio electrónico, fax, vídeo, conferencia Web e aplicações de dados numa única rede, aumentando as possibilidades de comunicação e versatilidade, ultrapassando a simples chamada de voz. Isto permite uma maior interacção com potenciais clientes. É a vertente CRM, possibilitando mostrar detalhes relevantes a um possível interessado. Esta sincronização é visível também com fornecedores, possibilitando a sua integração nos canais de fornecedores.
3. Capacidades avançadas de tratamento de chamadas, As pequenas empresas dispõe, deste modo de serviços avançados de reencaminhamento de chamadas (detecção automática de linhas ocupadas e redireccionamento da chamada para outra secção na empresa capaz de satisfazer o pedido) e serviços de integração de dados potenciando vendas e serviços.
4. Mobilidade, Garante uma maior conectividade entre colaboradores, mesmo quando este se encontram geograficamente dispersos, com deficientes linhas de comunicação.
5. Conferência em tempo real, Para grupos de trabalhadores dispersos geograficamente.


Conclusão


A solução VOIP deixou de ser só a alternativa de baixo custo. A produtividade aumenta em resultado directo das capacidades do VOIP para conferência, reencaminhamento de chamada e capacidade de partilha de dados.
O VOIP tornou-se uma tecnologia de elevada qualidade, com um grande número de características e com a flexibilidade de se adaptar às mudanças no mundo dos negócios. Uma rede integrada de voz e dados é indispensável para qualquer negócio, com múltiplas localizações, uma presença global, uma força de trabalho dispersa geograficamente e sofisticadas necessidades de gestão de dados. Em resumo o VOIP é uma ferramenta essencial para quase qualquer negócio na volátil economia da informação
Este tipo de soluções é cada vez mais uma opção para pequenas e médias empresas, em detrimento de soluções PBX.
È preciso considerar que existem sistemas mal implementados, e em que alguns casos a qualidade do áudio transmitido fica aquém da solução tradicional, assim como a degradação das transmissões de dados. É preciso por isso assegurar que:

· A infra-estrutura existente de dados suporta a transmissão de VOIP de elevada qualidade.
· Gestão permanente da infra-estrutura de rede para manter uma boa qualidade de voz, enquanto suporta outra aplicações criticas do negocio, através da monitorização e reporting constante do tráfego e da resposta da infra-estrutura.

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