sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Transferência de Conhecimento

Na idade pré industrial, as pessoas procuravam mentores em associações, que os ajudassem a dominar o seu ofício.

A divisão do trabalho na revolução industrial, ajudou os responsáveis a definir papéis e responsabilidades dos seus subordinados.

Na sociedade do conhecimento, as relações entre pessoas negoceiam-se com ambiguidade, e espera-se que resolvam problemas com base na experiencia e conhecimento tácito.

Existe algum consenso entre autores, naquilo que são considerados dois modelos que dominam a pesquisa na área da transferência de conhecimento: um modelo baseado na comunicação, onde o conhecimento é visto como uma mensagem codificada entre um emissor e um receptor num dado contexto, e um modelo de criação de conhecimento.

Contexto é essencialmente as condições ligadas ao indivíduo capazes de influenciar a sua motivação para absorver conhecimento.

A tecnologia de informação, como suporte á transferência de conhecimento

A distribuição electrónica de conhecimento, em rede, entre indivíduos, divide-se em síncrona (quase em tempo real) e a troca de mensagens de forma assíncrona (atrasadas no tempo). Os sistemas de comunicação de forma síncrona incluem chats on-line, áudio e vídeo conferencia; e os sistemas que suportam as comunicações assíncronas para a transferência de conhecimento consistem de e-mail, voice mail, e conferências via computador.
O modelo de stock de transferência de conhecimento, confia nas tecnologias de informação e comunicação para transmitir informação codificada entre repositórios de conhecimento e indivíduos. A ferramenta técnica mais utilizada em implementação de modelos de stock de transferência de conhecimento é o portal de informação da empresa. Um portal de informação da empresa permite a transferência de conhecimento de repositórios de conhecimento para e de indivíduos através de um ponto de acesso central e um interface Web browser. Uma vantagem chave dos portais reside na sua capacidade de transferir conhecimento para e de um conjunto diverso de recursos de conhecimento sendo a espinha dorsal de sistemas de informação a partir de qualquer lugar e a qualquer altura.

Transferência de conhecimento informal

A conversa informal, que acontece todos os dias dentro das empresas, as chamadas conversas de café são locais propícios para a transferência de conhecimento entre profissionais, que se conhecem, e a quem recorrem, de uma maneira informal, para resolver dúvidas relativas a um qualquer projecto. Pessoas muitas vezes bem conhecidas, mas muitas vezes sem serem as mais bem colocadas dentro da empresa, para o conselho que se procura.
Uma feira de conhecimento, é um fórum mais sofisticado em que as pessoas trocam conhecimento, de forma informal, falando umas com as outras.

“Community of Practice” (COP´s), são uma solução para a transferência de conhecimento informal de forma estruturada. COP´s assentam na estrutura formal existente de ferramentas de conteúdo, tais como portais, sistemas de gestão de aprendizagem, gestão documental e gestão de conteúdo, assim com ferramentas de produtividade de equipas.
A relativa dificuldade de captura e transferência de conhecimento depende do tipo de conhecimento envolvido. Conhecimento que é mais ou menos explícito pode ser introduzido em procedimentos ou representado em documentos e base de dados e transferido com precisão razoável. A transferência de conhecimento tácito, geralmente requer um contacto interpessoal mais aprofundado.

A aquisição e a transferência do conhecimento externo para a empresa

Para facilitar a transferência de conhecimento as empresas têm de desenvolver ligações a fontes externas de conhecimento que actuam como condutores para a transferência de conhecimento. Alguns exemplos tradicionais são os contactos desenvolvidos com fornecedores, a contratação de pessoas, a mobilidade geográfica dos colaboradores da empresa, as alianças com outras empresas e as redes sociais em áreas geograficamente próximas.

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