quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Strategic Choice Approach

A SCA [Strategic choice approach] trata dos problemas de decisão tomados sobre incerteza. A característica mais distintiva desta metodologia é a maneira como ajuda os seus utilizadores a fazer progressos incrementais na direcção da decisão, focalizando a atenção em maneiras alternativas de gerir a incerteza.


3 Tipos de incerteza guiam a resposta da SCA:

Incerteza relativa ao ambiente de trabalho, IA
Trata-se de incerteza em que se dá uma resposta mais técnica, como estudos, pesquisas, exercícios previsionais, estimadores de custo.

Incerteza relativa a valores orientadores, IV
É o tipo de incerteza que requer uma resposta mais política, sobre a forma de um esclarecimento de políticas internas, clarificação de objectivos, uma consulta a todos os interessados envolvidos.

Incerteza relativa a campos de decisão relacionados, IR
Este tipo de incerteza pede uma resposta na forma de exploração das relações entre as decisões que se estudam neste momento e outras que aparentam estar relacionadas. A resposta, pode variar entre uma exploração informal através da empresa, até ao mais formal exercício de planeamento.

Os custos de iniciar diferentes tipos de resposta a todo o tipo de incerteza, fazem que na prática estes três tipos de questões não sejam respondidos convenientemente no processo de tomada de decisão. A escolha de como melhor gerir a incerteza a um dado momento é uma decisão que todos os decisores têm de tomar ao lidar com problemas complexos – é este tipo de escolha que a SCA tenta articular de forma clara.








Fig.1 -Incertezas no modelo SCA


Framework de aplicação dinâmica da SCA



Shaping Mode: Os decisores definem o problema e as implicações de vários aspectos do mesmo problema.

Técnica para utilizar o Shaping Mode – identificar áreas de decisão e as inter-relações entre elas, construindo um gráfico com todas as áreas ligadas com outras áreas que lhe estão relacionadas.

Design mode: Quais são as varias alternativas que se apresentam para o decisor tendo em conta a forma como se vê o problema, decidido no ponto anterior.

Técnica para utilizar o design mode- Utilização da técnica AIDA (Analysis of interconnected decision area), para explorar rumos de acção. Esta técnica consiste em estudar possibilidades mutuamente exclusivas, e introduzindo uma possibilidade de Sim/Não, interceptar as várias alternativas numa matriz. Fazer cruzar as várias opções para cada área de decisão. Construir por fim uma árvore de decisão com os resultados obtidos.

Comparing mode: Neste modo os decisores tratam das consequências de diferentes cursos de acção, e como devem ser comparados entre si, considerando todos os lados, económicos, sociais e outros, debatendo e avaliando as consequências.

Técnica para o modo de comparação - O importante no método de comparação é que este traga á superfície dúvidas de todos os tipos, para serem analisadas. De que forma os problemas podem evoluir ao longo do tempo. Para isso é pratico desenvolver uma lista de trabalho para filtrar as combinações de opções mais importantes, comparando-as de forma pormenorizada, a árvore de decisão por exemplo, para compara pay-offs, reduzindo depois a lista de opções que interessam, introduzindo até escalas para comparar vantagens entre duas alternativas.

Choosing mode: Neste modo os decisores tratam de pequenos compromissos assumidos sobre a forma de acções ao longo do tempo, no presente e consequências no futuro. É neste modo temporal que as decisões tomadas sobre incerteza têm de ser revistas.

Técnicas para utilizar o modo de escolha: É importante criar uma lista de áreas potencialmente importantes onde vão aparecendo incertezas. Depois de ter uma lista de áreas de incerteza, reveladas durante todo o processo, o próximo passo é classifica-las tendo em conta a sua categoria IA/IV/IR. O passo a seguir passa por acções de propostas de pesquisa e investigação, de politica ou de negociação com outras partes envolvidas. A seguir comparam-se as diferentes opções exploratórias, criadas antes, tendo em conta a sua importância, recursos escassos e atrasos de decisão

Framework de compromisso na escolha de opções: Uma coluna para as decisões a tomar agora, outra coluna para as decisões diferidas no tempo. A primeira é dividida em duas colunas; a primeira para acções relativas a áreas de decisão, a segunda relativa a áreas de incerteza, que afectam decisões futuras. Para decisões futuras cria-se uma coluna para decisões diferidas no tempo, que são o resultado das decisões exploratórias. A quarta coluna é para relacionar as futuras decisões não com os resultados das explorações, mas com certas contingências chave.



Fig.2 - Fases na implementação do modelo SCA

Sem comentários: