sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Estudo do Outsourcing Logístico 2007 (3PL)

Desde 1996 que, empresas conhecidas, ligadas á área da logística, realizam um inquérito, a empresas de grande dimensão, sobre as sua praticas a nível da contratação de serviços de logística.
Este ano mais de 1500 executivos ligados á gestão da cadeia de abastecimento, de 61 países foram inquiridos.

Como aconteceu no estudo de 2006, os serviços mais requisitados são os serviços tradicionais de transporte e armazenamento, enquanto actividades de contacto com o cliente e outros serviços estratégicos, são menos requisitados. Entre as empresas que não fazem actualmente outsourcing das suas operações, cerca de metade admitem fazê-lo, pelo menos em parte, no futuro. Um terço justifica o não outsourcing de operações logísticas, por estas serem vistas, pela empresa, como uma competência chave e não acreditam na redução de custos destas operações, opinião contrariada pela maioria das empresas que optam pelo outsourcing, que reportam ganhos de redução de custos na ordem dos 13%.

Alguns aspectos importantes na relação entre empresas e mercados, nesta área de negocio;

Colaboração
Para conduzir resultados no melhoramento dos resultados entre parceiros no negócio do outsourcing logístico, todas as partes devem trabalhar para alcançar objectivos e metas comuns e trocarem informação fundamental, relativa ao planeamento, gestão, execução e medição de perfomance, envolvendo até parceiros de negocio dos clientes e outros stakeholders, resultando vantagens principalmente nos processos de negocio de gestão de stocks, gestão de encomendas, serviço ao cliente e gestão de compras.

Elementos de uma colaboração bem sucedida;

  1. Metas e objectivos bem percebidos por todas as partes envolvidas;
  2. Confiança e compromisso, encorajando as empresas a trabalhar para manter a relação e resistir a alternativas;
  3. Compatibilidade na cultura das empresas, na partilha de visão, objectivos e cultura comuns;
  4. Comunicação regular no uso e partilha de informação;
  5. Partilha na tomada de decisões, alcançando consensos em matérias importantes;
  6. Definição clara, logo desde o inicio, da partilha equilibrada de lucros e prejuízos;
  7. Criação de sinergias entre as empresas envolvidas;
  8. Recolha de indicadores, para comparação com objectivos e posterior melhoria, se for o caso;
  9. Planeamento estratégico da relação.


Tecnologia
A tecnologia mais fornecida por empresas subcontratadas está ligada á gestão de armazéns e de sistemas de transportes.

As expectativas para o futuro do RFID ainda são altas, apesar da baixa utilização desta tecnologia, sendo o seu custo e dificuldade na utilização um obstáculo.

Mercados emergentes
Os mercados primordiais para expansão das operações, como nos anos anteriores, continuam a ser a China e a Índia, seguidos pela Rússia, Brasil e Polónia, sendo a tendência geral, as empresas, alargarem as suas operações, a estes países, dentro dos continentes onde actuam. Empresas europeias, Europa de leste, América Latina por empresas Americanas e empresas Asiáticas a China e Índia.

Na índia as empresas para se expandirem encontram como maiores dificuldades as fracas infra-estruturas, seguida do incumprimento de prazos de entrega.
Na China é este ultimo factor, seguido da legislação.

A Índia parecer liderar nos processos globais, que são alvo de outsourcing, enquanto a China lidera na produção que alimenta os níveis de exportação deste país.

Alguns aspectos gerais do estudo
Na Europa foi atingido o valor mais baixo na percentagem de respostas que consideravam que o outsourcing de operações logísticas traz vantagens para as empresas. Um sinal para as empresas que actuam na Europa neste sector, que parecem não corresponder as expectativas ou necessidades, dos clientes.

O outsourcing de operações de gestão e transporte de mercadorias é maior na Europa do que nos outros continentes.

As empresas têm tendência a fazer o outsourcing de operações que não contactem directamente com o cliente, sendo esta uma área que afecta directamente as vendas.

Praticas de contratação
Na Europa os serviços e os requisitos para atingir resultados, são os pontos mais importantes focados nos contratos.

Na Europa e América a forma mais comum de compensação são taxas sobre as transacções realizadas.

Em jeito de conclusão final, foram consideradas as relações pessoais entre funcionários das empresas, a um nível operacional, o factor chave no sucesso destas operações.

Os estudos podem ser consultados aqui.

*Votos de Felicidades no Novo Ano*

1 comentário:

Empilhashop disse...

Boa Tarde. Caso possua empilhadeiras no estado ainda a serem reformadas entre em contato. empilhashop.com.br (Empilhadeiras usadas) falecom@empilhashop.com.br Muito Obrigado!